Ali ibn Abu Talib: A história do quarto califa do Islam - Tudo sobre o islam

Home Top Ad

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Ali ibn Abu Talib: A história do quarto califa do Islam

A história de Ali motivou uma grande divisão entre muçulmanos, embora o quarto califa tenha sido um dos homens que mais lutaram pela união do Islam.

 Ali foi primo e genro do Profeta Muhammad e, desde pequeno, foi cuidado pelo Mensageiro de Allah.

Por acompanhar o Profeta como um mestre desde a infância, tornou-se um dos muçulmanos mais sábios de todos os tempos.

Ele se tornou o quarto califa do Islam e assumiu o poder em um período de grandes conflitos entre os membros da comunidade islâmica.

Por isso, Ali precisou enfrentar várias acusações injustas que motivaram conspirações contra o seu governo.

Ali ibn Abu Talib era primo do Profeta Muhammad e foi o primeiro homem jovem a crer na revelação islâmica. Já na fase adulta, tornou-se genro do Mensageiro de Allah ao se casar com sua filha Fatima Zahra, com quem estabeleceu a linhagem de Muhammad que dura até os dias atuais. Ele foi um dos maiores homens da história islâmica, sendo consagrado como o quarto califa dos muçulmanos.


Durante sua vida, Ali foi honrado pelo Profeta Muhammad diversas vezes e foi apontado por ele como o mestre espiritual de todos os muçulmanos. É considerado um grande exemplo para os adeptos do Islam devido ao seu caráter justo e piedoso. Ele também ficou marcado por ser um exímio guerreiro e suas habilidades o levaram a lutar em quase todas as guerras enfrentadas pela comunidade islâmica.


Seu reinado se encerra após seu assassinato, marcado por um período muito triste para a história islâmica em que a desunião entre os muçulmanos se agrava bastante. O legado de Ali é um dos mais importantes entre os companheiros do Profeta Muhammad, tanto por sua importância histórica quanto pelos aspectos místicos e espirituais que envolvem sua figura.


Vida pregressa

Filho de Abu Talib, Ali nasceu entre os anos de 599 e 600 e era membro da tribo dos Banu Hashim. Quando nasceu, sua mãe Fatima estava realizando a peregrinação à Meca e, no momento que sentiu as contrações do parto, ela entrou para o recinto da Caaba. Ali teve a honra de nascer dentro da Casa Sagrada, algo milagroso que o dotou com uma auréola de santidade que o envolveu em várias lendas, como a de que ele não teria chorado no parto como as outras crianças e que sua mãe não sentiu dores.


Não se sabe muito sobre a infância de Ali, mas ele era muito próximo do Profeta Muhammad quando jovem, viveu sob sua custódia e foi cuidado pelo Mensageiro de Allah como se fosse um irmão mais novo. Devido à sua eloquência e sabedoria, manifestadas de forma precoce, muitos estudiosos estimam que ele possa ter vivido com uma família adotiva no deserto, como era de costume dos coraixitas em Meca, e que ele também tenha acompanhado o Profeta em suas caravanas comerciais, o que teria contribuído para sua educação.


Ele sempre soube que tinha nascido dentro da Caaba e, por causa disso, questionava-se desde cedo como poderia haver na Casa de Deus tantos ídolos de pau e pedra, que nada poderiam fazer por aqueles que os adoravam. Ele também soube através de seu pai, Abu Talib, que no passado um monge cristão havia dito que Muhammad estava predestinado a ser um profeta e, acreditando que isso pudesse ser verdade, espelhava-se na conduta dele como se fosse o seu mestre e guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário