Azan, chamado para a oração, possui um significado muito importante para muçulmanos, no entanto, há prescrições para que ele seja feito de maneira correta.
O azan surgiu da necessidade dos muçulmanos de fazerem o chamado para a oração.Tanto o azan quanto o iqamah têm uma forma correta para serem feitos, e isto deve ser respeitado para que cumpram o seu propósito.
Durante o chamado, há uma série de práticas voluntárias que podem ser feitas, tanto para os que convocam quanto para os que escutam.
Existe uma série de estilos de azan, que variam de acordo com o recitador e a cultura de cada país.
O azan é uma das antigas tradições do Islam e é muito conhecido pelo mundo afora. O chamado para oração é feito cinco vezes ao dia e tem a função de convocar os muçulmanos para fazerem as preces obrigatórias.
O chamado possui uma melodia bela e bastante chamativa, e deve ser realizado, preferencialmente, por alguém que possua uma voz bonita. O azan tem uma maneira correta de ser feito e há uma grande sabedoria por trás de cada detalhe do chamado para a oração.
A origem do azan também possui um significado muito especial para os muçulmanos. Ele começou a ser executado ainda na época do Profeta Muhammad ﷺ, quando um de seus companheiros teve uma sonho, demonstrando como deveria ser feito.
Origem do Chamado para Oração
O azan foi estabelecido logo no primeiro ano da hégira. Os muçulmanos estavam precisando de uma forma de convocação para a oração, e consultavam uns aos outros a respeito deste assunto. De acordo com o relato de Ad-Darimi, Abdullah ibn Zayd, o companheiro do Profeta ﷺ, teve um sonho que trouxe uma revelação.
No sonho de Abdullah ibn Zayd, ele avistava um homem carregando um sino e perguntou-lhe se venderia o objeto. O homem lhe fez outra pergunta: “O que você fará com o sino?”, e Abdullah respondeu, “Faremos o chamado da oração com ele ”. Então, o desconhecido perguntou: “Posso te mostrar o que é melhor que isto?”, e Abdullah concordou.
Em seguida, o misterioso homem do sonho de Abdullah o ensinou a fazer o azan e o iqamah. Ao acordar, Abdullah contou ao Profeta ﷺ sobre o que havia sonhado. Quando soube, o mensageiro de Deus ﷺ orientou:
“Este certamente é um sonho verdadeiro, in sha Allah. Fique com Bilal e ensine isto a ele, pois ele tem uma voz mais alta do que a sua.” (Abu Dawud)
Quem faz o Azan?
A pessoa que faz o azan é o muezim, que deve ser um homem mentalmente são. Tradicionalmente, esses homens costumam subir até o minarete e convocar todos para a oração. No entanto, muitas mesquitas atualmente utilizam um sistema de som para cumprir esta função.
O indivíduo que fizer o chamado pode seguir algumas práticas voluntárias durante este momento. No azan, é indicado que ele esteja ritualmente puro (abluído) e que o faça voltado para a qiblah, a Caaba. É importante que o responsável pela recitação tenha uma voz muito bonita e faça o azan de maneira calma e paciente.
Como o Azan deve ser feito?
O azan deve ser feito cinco vezes por dia, acompanhando o trajeto diário do sol e indicando o período da próxima oração. A primeira vez é no início da alvorada e a segunda, quando o sol atinge o ponto mais alto. O terceiro azan é realizado ao meio da tarde, o quarto quando o sol se põe e, por fim, o quinto é executado à noite.

Nenhum comentário:
Postar um comentário